Dicas para evitar a tensão ocular e a pressão alta nos olhos

Thumb Dicas para evitar a tensão ocular e a pressão alta nos olhos

Grande parte de nós passa o dia na frente do computador no trabalho, e isso, infelizmente, traz consequências adversas à saúde. De todos os problemas que isto pode causar que os olhos são a região mais afetada, já que isso pode causar fadiga visual e outras doenças com o tempo, como a pressão alta nos olhos.

Por isso, o importante é que você inclua alguns pequenos exercícios em sua rotina de trabalho para evitar a fadiga visual por excesso de uso do computador.

Dê uma olhada em:

A. Relaxamento dos olhos.

1. Use a regra 20-20-20.

Esta é uma técnica muito fácil e eficaz de reduzir a tensão ocular, ao trabalhar em um computador. A Cada 20 minutos de uso, tire os olhos da tela e desvie o olhar durante 20 segundos em um objeto que está a pelo menos 20 metros de distância (cerca de 6 metros).

2. Pisque mais

Olhar diretamente a uma tela de computador em geral nos faz piscar muito menos do que o normal. Para evitar esses efeitos negativos, simplesmente tem mais consciência das vezes que pisca enquanto trabalha.

Basta fechar os olhos e fazer movimentos circulares no sentido horário e anti-horário. Isso também ajuda a aliviar a tensão ocular.

4. Olhe ao redor da sala

Se você passou um período prolongado de tempo olhando para a tela do computador, pare e olhe lentamente ao redor da sala. Mova os olhos, observando coisas em distâncias variadas.

5. Faça movimentos diversos com os olhos

Se sentir que seus olhos estão cansados, pare e faça esses exercícios diversos. Fecha os olhos, levanta o pescoço e olhe para cima o máximo que puder. Depois, faça o movimento para baixo e para os lados. Repita a série de exercícios um par de vezes e descanse por alguns minutos antes de voltar para o computador.

6. Palmas das mãos

Esfregue as palmas das mãos para criar um calor natural e fecha os olhos. Coloque as palmas das mãos sobre os olhos e deixe por alguns minutos. Repita o procedimento quantas vezes for necessário. Só tome cuidado para não pressionar os olhos.

B. Altere o ambiente

1. Volte a colocar a tela

O ângulo da tela em relação a seus olhos, pode ter um impacto significativo sobre a saúde de seus olhos. A parte superior da tela deve estar alinhado com os olhos e a tela em si deve ser colocado em um nível ligeiramente inferior ao dos olhos. Tente ângulos diferentes para ver o que funciona melhor.

2. Volte a colocar a cabeça

Sua cabeça deve estar entre 20 e 40 polegadas (50 cm e 1 metro) de distância da tela ao usar o computador. Embora possa parecer uma distância muito grande, isso será muito benéfico para os olhos, porque estão mais relaxados. Caso possa, considere a possibilidade de ter uma tela maior ou aumentar o zoom dos programas que você está usando.

3. Ajuste o brilho e o contraste

Muitas pessoas pensam que, quanto mais brilhante a tela, melhor para os olhos, quando é justamente o contrário. Na realidade, o brilho e o contraste devem estar equilibrados, sem excesso nem muito escuro.

Ajuste de acordo com suas necessidades.

4. Limpe a tela

Limpe sua tela com freqüência, de preferência com uma solução. Isso vai eliminar as partículas eletrostáticas, impedindo-as de empurrar a poeira em direção aos olhos (o que provoca irritação e tensão). A limpeza da tela também ajuda a reduzir o brilho.

5. Ajuste da luz

A iluminação da sala em que se trabalha deve ser mais brilhante que a luz que está sendo exibida na tela. O espaço de trabalho ideal é uma iluminação suave, luz natural limitado, sem iluminação fluorescente e superfícies sem reflexo.

6. Reduza o brilho

Caso não possa controlar a iluminação no seu ambiente de trabalho, considere investir em uma tela antirreflexo ou lentes antirreflexo para usar enquanto está trabalhando. Os ecrãs de safira anti-reflexo são mais fáceis de encontrar para computadores de mesa, o que é bastante difícil em computadores portáteis.

7. Invista em uma tela melhor

Se você está usando a mesma tela há anos, talvez seja hora de atualizar para uma nova. Os modelos novos e mais modernos têm resoluções muito maiores do que as antigas e, portanto, brilham muito menos. A cintilação pode causar tensão ocular, o que considera esta hipótese.

8. Coloque os materiais de trabalho

Mudar repetidamente o movimento dos olhos (com exceção dos exercícios) ao usar o computador pode aumentar a pressão ocular. Por isso, investir em materiais de escritório que possam facilitar a vida, como suporte de livros e papéis, para que você os veja e os alcance facilmente.

C. Lidando com a tensão forte

1. Faça pausas

Se a tensão ocular está causando um mal-estar grave, se afaste do computador imediatamente e vá para um lugar com luz natural. Você também pode tentar escurecer as luzes interiores e dar uma pausa de qualquer fonte de luz muito forte e brilhante.

2. Use óculos

Em muitos casos, é necessário usar óculos de sol se você passa longas horas na frente do computador. No Caso de que você os use, e ainda assim está com a tensão ocular, então talvez seja a hora de substitui-los.

3. Consulte um oftalmologista

Caso os sintomas não desaparecem, assim, que é preciso consultar um oftalmologista, que pode fazer alguns exames para se certificar de que seus olhos são saudáveis, ou avisá-lo da existência de fatores específicos relacionados com a tensão ocular ou outros possíveis problemas.

Fonte e imagens

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